3 passos para gerar um registro de direito autoral e se proteger do plágio

  1. Plágio

Plágio: saiba como se proteger

Imagine a seguinte situação: você é um ilustrador e num belo dia ensolarado, vê que alguém copiou sua ilustração e está vendendo camisetas com sua obra estampada.

Outra situação: você enviou a prévia de um logotipo para aquele cliente picareta, que simplesmente desapareceu depois disso. Semanas depois, adivinha como está o logotipo desse cliente? Exatamente do jeito que você criou, sem que você tenha recebido um centavo por isso.

Essas situações parecem familiares? Infelizmente, muitos profissionais criativos passam por isso todos os dias.

E talvez nem passe pela cabeça desses profissionais que se precaver contra isso e proteger seus projetos é mais fácil do que imaginam.

Então, como posso me proteger do plágio?

Te respondo essa pergunta com apenas três palavras: Registro de Direito Autoral.

Antes que você torça o nariz e comece a imaginar que criar um registro desses é caro e que é necessário um advogado pra isso, eu logo te adianto: você consegue proteger qualquer trabalho e gerar um certificado com validade legal em menos de 15 minutos, com menos de 20 reais e sem precisar tirar a bunda da cadeira.

Sim, é fácil, rápido e acessível. Por isso achei tão importante espalhar a notícia para todos os profissionais criativos (me ajude nessa evangelização!)

Então, quais são os passos necessários para criar um Registro de Direito Autoral?

Passo 1: Salve seu projeto em um arquivo PDF

Pode ser uma ilustração, um logotipo, a arte de um banner ou flyer, a letra de uma música, um livro o qualquer outra obra criativa. Não importa: salve a versão final desse projeto em um PDF.

Esse é o primeiro passo e você utilizará o PDF na próxima etapa.

Passo 2: inicie o processo de registro na Avctoris

Com o PDF salvo, acesse o site da Avctoris e dê início ao processo de registro online.

A interface é bem explicada e em poucos minutos você conseguirá preencher as informações necessárias e subir o PDF que você gerou na etapa anterior.

Para concluir o registro, basta efetuar o pagamento (atualmente R$ 19,97) e pronto, seu certificado será enviado para seu e-mail em instantes.

Passo 3: Guarde o certificado e o PDF original

Quando receber seu certificado em PDF por e-mail, é importantíssimo que faça o download e guarde o arquivo em um local bem seguro. Guarde junto com o arquivo em PDF que você gerou da sua obra original.

Recomendamos que, além de guardar em seu computador, copie também para um pendrive e coloque-o nas nuvens. Assim o risco de perder os documentos é bem menor.

É só isso?

Sim, só!

É claro que, mesmo com o registro em mãos, o plágio pode acontecer. E é ainda pior quando a pessoa que plagiou o seu trabalho está lucrando com isso.

Mas ter um documento com validade legal que atesta sua autoria é fundamental para se proteger e poder iniciar um processo contra plagiadores.

Então, o que pode ser feito caso tenha o Registro de Direitos Autorais de algum trabalho e o mesmo tenha sido plagiado? Responderei essa questão em breve, em um próximo post.

Via: Designerd

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *