A influência da imagem em anúncios

  1. anúncios

Anúncios sem imagem raramente causam impacto

Desde que mundo é mundo, o ser humano é sabidamente, um indivíduo com experimentação visual bastante aguçada, mesmo dentro da estrutura de linguagens. Em outras, palavras, somos seres extremamente influenciados pelo aspecto visual das vivências. No Design, uma das esferas humanas mais importantes para o contexto comunicativo/relacional, a imagem assume um papel essencial como um forte elemento para a comunicação.

As linguagens humanas perpassam por vários elementos, inclusive imagens. Sendo mais enfático, a imagem é essencialmente importante do ponto de vista linguístico. Como a comunicação mercadológica, ou Design / Publicidade (como queira), está ligeiramente ligada à experimentação não apenas comunicacional, mas sobretudo emocional, sua importância se faz ainda mais relevante.

Tenhamos como exemplo de força visual, as imagens que enobrecem os anúncios, com fotografias bem feitas, elaboradas por bons fotógrafos, encontradas em bancos de imagens respeitados como o Fotolia; com tratamentos de alta qualidade, desenvolvidos em softwares de renome, como Adobe Lightroom e Adobe Photoshop, por exemplo. É certo e evidente que a imagem exerce nas abordagens publicitárias um forte impacto. Imaginar um anúncio sem imagem (soa até um tanto estranho) é como conceber um projeto cru, sem atrativo.

São raras as vezes em que um anúncio sem imagens de impacto funciona bem. Nesse caso, o texto, o timing, a sacada, a lógica e outros elementos como o aspecto cultural precisam estar muito bem alinhados à mensagem central. Em contrapartida, uma imagem pode resolver boa parte desses aspectos pela força referencial que ela traz, despertando instantaneamente vivências universais por meio de rápidos momentos em que recebe atenção.

Sabendo que a imagem é fundamental na estrutura comunicacional, agregando valor ao Design e à Publicidade, o uso correto desta pode ampliar significativamente as chances de sucesso em seus projetos. Buscar imagens de alta qualidade, com ângulos bem estabelecidos, iluminação adequada, conceitos intrigantes e atrativos faz toda diferença na concepção do job, ressaltando a informação e despertando emoções direcionadas e guiadas, a fim de alcançar o impacto previsto.

Via: Fotofolia

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *