Branding: o que é e como pode ajudar sua empresa

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A cdefinição não é clara nem mesmo para os profissionais de marketing, já que é um conceito amplo e com diferentes elementos

Alguma vez você já ouviu falar em branding? Não? Mas, muito provavelmente, você já ouviu falar de marca, slogan e identidade visual, certo? Então quer dizer que você está pronto para entender o que é o branding — um conjunto de imagens ou ideais que representam uma empresa, um produto ou um serviço. Esse conjunto de atributos pode ser representado de diferentes maneiras e poderá ser utilizado como um diferencial competitivo em seu negócio. Acompanhe o nosso post de hoje e descubra o que é o branding e como ele pode ajudar a sua empresa. Vamos lá?

O que é branding

Muitas vezes, a definição do que é branding não é clara nem mesmo para os profissionais de marketing, já que é um conceito amplo e com diferentes elementos. Mas o branding está relacionado com a atração de consumidores para uma determinada marca. Assim, todos os elementos que remetem ou fazem lembrar essa determinada marca fazem parte do branding dela:

  • A visão da empresa;
  • A missão da empresa;
  • A história da empresa;
  • A história dos principais gestores da empresa.

Mais do que isso, o branding pode ser definido como toda a interação entre os produtos ou os serviços que uma determinada empresa possui e o seu público-alvo.

O marketing e o branding

Utilizando técnicas como pesquisa de mercado ou ações promocionais, o marketing tem como objetivo vender e controlar a ditribuição de determinados produtos e serviços. Ele envolve diversas técnicas comerciais, que visam resultados de curto prazo, ou seja, a venda do produto ou serviço.

Agora fica a questão: o marketing é importante para o branding? Sim, mas ele não pode fazer nada sozinho — e isso já foi observado no passado, quando essa técnica era a maior responsável pelo planejamento e colocação de um determinado produto, serviço ou empresa no mercado.

Hoje, é preciso aliar o marketing a diversas outras ferramentas e, com isso, gerar o branding que proporcionará a integração que sua marca precisa.

Assim, a integração marketing e branding é mais necessária do que nunca, já que devem ser utilizados todos os elementos necessários na criação e desenvolvimento de uma marca. Porém, é preciso que ações propriamente ditas repassem isso ao público, ou seja, de nada adianta criar uma boa marca, analisar logotipos e campanhas e não transmitir isso de forma adequada.

Dessa forma, o branding é responsável não só por apresentar e representar uma determinada marca ou símbolo que esteja ligado a um produto, serviço ou empresa, mas liga esses elementos a quem os consome. Além disso, ele deverá analisar e utilizar as conclusões obtidas nas percepções dos consumidores em relação ao que está sendo consumido e essa experiência deverá ser canalizada a favor do que está sendo vendido.

Por que o branding é importante

O branding pode ser definido como uma gestão de marcas, já que atua em diversas frentes que buscam integrar imagem e clientes, agregando valor ao que está sendo comercializado.

Uma estratégia de branding bem elaborada e desenvolvida adequadamente pode ser o diferencial que você está buscando para o seu negócio, já que atualmente é mais importante do que nunca promover o reconhecimento de uma empresa ou do que ela vende. Vale lembrar que isso destacará você de seus competidores e criar o desejo em seus consumidores.

Assim, o branding deve ser entendido em sua empresa como algo maior do que simplesmente sua marca. Ele é a promessa da reputação e qualidade do que você oferece. Portanto, vale a pena ficar atento ao que acontece com a imagem da sua empresa como um todo, já que é isso que será repassado aos seus consumidores.

As possibilidades do branding

O branding deverá levar em consideração alguns elementos:

  • O nome da empresa;
  • Seu logotipo;
  • O slogan;
  • A forma e o tipo de letras escolhidos para os anúncios e apresentações.

Tudo isso observando os diferentes tipos de mídia em que serão veiculados:

  • Materiais de marketing;
  • Sites corporativos;
  • Blogs;
  • Fanpages.

O conjunto de ações de branding também poderá ser utilizado em promoções e diferentes formas de divulgar a empresa e sua imagem.

As atuações do branding podem ter uma atuação decisiva não só na percepção da imagem da empresa junto ao público, mas em ações de novos produtos que são lançados e passarão a integrar a linha da empresa. Ele vale também para a desvinculação de determinados produtos de uma mesma marca para atuação em diferentes faixas de consumo ou até mesmo naqueles casos em que as empresas produzem produtos que são utilizados por outras marcas.

Como melhorar suas estratégias de branding

Algumas ações devem ser constantemente levadas em consideração para melhorar a sua estratégia de branding. Essas ações deverão utilizar elementos da publicidade, mas também postura diferenciada e qualidade que agregue valor aos produtos e serviços de sua empresa. Veja:

Alinhamento da missão da empresa

É preciso definir o que é a missão da empresa e como ela deverá ser percebida por seus consumidores e outros envolvidos com o seu negócio. Você precisa saber por que seu negócio existe, qual a importância de sua marca e como ela contribui para quem a adquire.

Engajamento dos funcionários

Já que o branding faz parte de um conjunto de ações para demonstrar o valor de sua marca e de sua empresa, nada mais justo do que engajar seus funcionários nessa questão. Lembre-se que o que eles sentem e falam da empresa será percebido pelo mercado e muitas empresas acabam sendo traídas pela sua reputação junto a seus colaboradores.

Inovação

Muitas empresas se destacam no mercado pela sua capacidade de inovação. As pessoas querem consumir seus produtos porque sabem que eles são os mais modernos e rápidos ou ainda que possuem o design mais atraente.

O branding é muito mais do que a marca ou a parte de marketing de uma empresa. Ele está relacionado à gestão de tudo o que ela é e o que representa. Por isso, é preciso estar atento às mudanças e às soluções do mercado.

 

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