80% dos usuários comparam preço na internet

Pesquisa do Ibope Mídia indica ainda que classe AB é responsável por 61% do volume de compras

O Ibope Mídia traçou, por meio de pesquisa exclusiva, um perfil do consumidor de e-commerce brasileiro. O estudo analisou dados demográficos e comportamentais dos consumidores, suas preferências, opiniões, atitudes e o que pretendem comprar.

Segundo o levantamento, o público em questão ainda está situado, predominantemente, na classe AB, tem grau mais alto de escolaridade, compra produtos de uso pessoal e gasta, em média, R$ 118,00 por mês. A classe A/B é responsável por 61% do e-commerce brasileiro, sendo que a C responde por 35% e D/E representa apenas 4%.

A pesquisa indica que a parcela compreendida entre 25 e 44 anos é a maioria entre os consumidores online, integrando 48% do total. 17% das transações acontecem pelo público de 20 a 24 anos, e 15% entre os de 15 a 19. Outros 13% têm de 45 a 54 anos e apenas 6% tem mais de 55. A idade média do público de lojas virtuais é de 33 anos.

Na divisão entre sexos, os homens aparecem com um pouco mais de representatividade, 54% contra 46% de mulheres fazendo compras na internet. A parcela de solteiros é cerca de 8 pontos maior que a de casados e, na divisão geográfica, São Paulo e Rio de Janeiro correspondem a 37% do volume brasileiro total.

Preferências

Cerca de 80% dos usuários usam a internet para comparar preços, 25% buscam um carro novo e 18% realizam compras profissionais. Cerca de 43% deles costumam recorrer a sites antes de realizar compras offline. Mais de 66% dos consumidores online realizaram de uma a cinco compras nos últimos seis meses, sendo que 30% gastaram pelo menos R$ 224,00.

Entre os produtos preferidos estão livros (30%), telefones e acessórios para celulares (20%), eletrodomésticos (18%) e produtos pessoais de tecnologia (17%), como câmeras digitais e tocadores mp3. Nos próximos seis meses, 17% pretendem comprar um celular com câmera e 15% tentarão adquirir um iPhone.

A pesquisa foi realizada online com 2.500 usuários de internet do Brasil. O levantamento foi realizado entre maio e junho de 2010, nos mercados de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia e Distrito Federal, passando também em outras cidades de Nordeste, Sudeste e pelo interior da região Sul.

Share |

Share
Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *